Below we will understand how the operation of a Socket server.
server.php
$host = '192.168.0.28'; // Host do servidor para conexão
$port = '9000'; // Porta do servidor para conexão
$null = NULL; // Variável nula auxilar
error_reporting(E_ALL ^ E_NOTICE ^ E_WARNING);
// Permite o script rodar infinitamente para esperar por conexões
set_time_limit(0);
// Ativa a saída implicita do buffer, isto é, assim que houver alguma
// tiver uma modificação no buffer, é enviado para a tela e o buffer esvaziado.
ob_implicit_flush();
// Cria o servidor socket
$socketServer = socket_create(AF_INET, SOCK_STREAM, SOL_TCP);
// Seta a porta como reutilizável
socket_set_option($socketServer, SOL_SOCKET, SO_REUSEADDR, 1);
// Amarra socket com o host especificado
socket_bind($socketServer, 0, $port);
// Escuta a porta
socket_listen($socketServer);
// Cria uma lista de sockets que serão escutados
$clients = array($socketServer);
// Armazena o nome dos usuários.
$usersList = array();
// Inicia um loop infinito para que o servidor estaj sempre apto a receber as
// mensagens e receber novas conexões.
while (true) {
// Controla multiplas conexões copiando a lista para verificar quais as
// conexões possui alterações.
$changed = $clients;
// Verifica se existe sockets com alterações
socket_select($changed, $null, $null, 0, 10);
// Testa por novas conexões
if (in_array($socketServer, $changed)) {
// Aceita nova conexão
$socket_new = socket_accept($socketServer);
// Adiciona o scket client na lista
$clients[] = $socket_new;
// Lê os dados enviados pelo novo socket
$header = socket_read($socket_new, 1024);
// Envia a resposta do servidor com informações sobre a conexão aceita
perform_handshaking($header, $socket_new, $host, $port);
// Obtem o endereço IP do socket conectado.
socket_getpeername($socket_new, $ip);
// Prepara a mensagem de boas vindas
$response = mask(json_encode(array(
'type'=>'system',
'message'=> $ip. ' connected'
)));
// Envia a mensagem para todos indicando que uma nova pessoa entrou.
send_message($response);
// Remove a nova conexão da lista de sockets modificados.
$found_socket = array_search($socket_new, $changed);
unset($changed[$found_socket]);
}
// Verifica todos os outros sockets modificados que foram alterados
foreach ($changed as $changed_socket) {
// Verifica por dados recebidos inciando um loop de leitura do buffer
// recebido inteiro.
while (socket_recv($changed_socket, $buf, 1024, 0) >= 1) {
// Desmascara os dados
$received_text = unmask($buf);
// Interpreta os dados
$tst_msg = json_decode($received_text);
$user_name = $tst_msg->name;
$user_toname = $tst_msg->toname;
$user_message = $tst_msg->message;
$user_color = $tst_msg->color;
// Registra o nome do usuário
$found_socket = array_search($changed_socket, $clients);
$usersList[$found_socket] = $user_name;
// Prepara os dados para resposta
$response_text = mask(json_encode(array(
'type'=>'usermsg',
'name'=>$user_name,
'toname'=>$user_toname,
'message'=>$user_message,
'color'=>$user_color
)));
// Envia mensagem para um usuário específico ou para todo mundo
if ($user_toname) {
$key = array_search($user_toname, $usersList);
send_message($response_text, $key);
} else {
send_message($response_text);
}
break 2; // Finaliza este loop
}
$buf = socket_read($changed_socket, 1024, PHP_NORMAL_READ);
// Verifica por clientes desconectados
if ($buf === false) {
// Remove o cliente da lista
$found_socket = array_search($changed_socket, $clients);
socket_getpeername($changed_socket, $ip);
unset($clients[$found_socket]);
unset($usersList[$found_socket]);
// Notifica a todos que o usuário desconectou
$response = mask(json_encode(array('type'=>'system', 'message'=>$ip.' disconnected')));
send_message($response);
}
}
}
// Finaliza o socket do servidor
socket_close($socketServer);
function send_message($msg, $key = false) {
global $clients;
if($key !== false) {
if (isset($clients[$key])) {
socket_write($clients[$key],$msg,strlen($msg));
}
} else {
foreach($clients as $changed_socket) {
socket_write($changed_socket,$msg,strlen($msg));
}
}
return true;
}
// Desmascara os dados recebidos
function unmask($text) {
$length = ord($text[1]) & 127;
if($length == 126) {
$masks = substr($text, 4, 4);
$data = substr($text, 8);
}
elseif($length == 127) {
$masks = substr($text, 10, 4);
$data = substr($text, 14);
}
else {
$masks = substr($text, 2, 4);
$data = substr($text, 6);
}
$text = "";
for ($i = 0; $i < strlen($data); ++$i) {
$text .= $data[$i] ^ $masks[$i%4];
}
return $text;
}
// Codifica as mensagens para transferir para o cliente
function mask($text) {
$b1 = 0x80 | (0x1 & 0x0f);
$length = strlen($text);
if($length <= 125) {
$header = pack('CC', $b1, $length);
} elseif ($length > 125 && $length < 65536) {
$header = pack('CCn', $b1, 126, $length);
} elseif ($length >= 65536) {
$header = pack('CCNN', $b1, 127, $length);
}
return $header.$text;
}
// Realiza handshake com o novo cliente
function perform_handshaking ($receved_header,$client_conn, $host, $port) {
$headers = array();
$lines = preg_split("/\r\n/", $receved_header);
foreach ($lines as $line) {
$line = chop($line);
$matches = array();
if (preg_match('/\A(\S+): (.*)\z/', $line, $matches)) {
$headers[$matches[1]] = $matches[2];
}
}
$secKey = $headers['Sec-WebSocket-Key'];
$secAccept = base64_encode(pack('H*', sha1($secKey . '258EAFA5-E914-47DA-95CA-C5AB0DC85B11')));
//hand shaking header
$upgrade = "HTTP/1.1 101 Web Socket Protocol Handshake\r\n" .
"Upgrade: websocket\r\n" .
"Connection: Upgrade\r\n" .
"WebSocket-Origin: $host\r\n" .
"WebSocket-Location: ws://$host:$port/demo/shout.php\r\n".
"Sec-WebSocket-Accept:$secAccept\r\n\r\n";
socket_write($client_conn,$upgrade,strlen($upgrade));
}
To run the server enter the terminal and execute
php -q server.php
Client example file
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<meta charset='UTF-8' />
<style type="text/css">
<!--
.chat_wrapper {
width: 500px;
margin-right: auto;
margin-left: auto;
background: #CCCCCC;
border: 1px solid #999999;
padding: 10px;
font: 12px 'lucida grande',tahoma,verdana,arial,sans-serif;
}
.chat_wrapper .message_box {
background: #FFFFFF;
height: 150px;
overflow: auto;
padding: 10px;
border: 1px solid #999999;
}
.chat_wrapper .panel input{
padding: 2px 2px 2px 5px;
}
.system_msg{color: #BDBDBD;font-style: italic;}
.user_name{font-weight:bold;}
.user_message{color: #88B6E0;}
-->
</style>
</head>
<body>
<?php
$colours = array('007AFF', 'FF7000', 'FF7000', '15E25F', 'CFC700', 'CFC700', 'CF1100', 'CF00BE', 'F00');
$user_colour = array_rand($colours);
?>
<script src="//ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/2.0.0/jquery.min.js"></script>
<script language="javascript" type="text/javascript">
$(document).ready(function () {
var wsUri = "ws://192.168.0.28:9000/demo/server.php";
websocket = new WebSocket(wsUri);
websocket.onopen = function (ev) {
$('#message_box').append("<div class=\"system_msg\">Conectado!</div>");
};
$('#send-btn').click(function () {
var mymessage = $('#message').val();
var myname = $('#name').val();
var toname = $('#toname').val();
if (myname === "") {
alert("Entre com algum nomde");
return;
}
if (mymessage === "") {
alert("Entre com aguma mensagem");
return;
}
var msg = {
message: mymessage,
name: myname,
toname: toname,
color: '<?php echo $colours[$user_colour]; ?>'
};
websocket.send(JSON.stringify(msg));
});
websocket.onmessage = function (ev) {
var msg = JSON.parse(ev.data);
var type = msg.type;
var umsg = msg.message;
var uname = msg.name;
var ucolor = msg.color;
console.log(type);
if (type === 'usermsg') {
$('#message_box').append("<div><span class=\"user_name\" style=\"color:#" + ucolor + "\">" + uname + "</span> : <span class=\"user_message\">" + umsg + "</span></div>");
} else if (type === 'system') {
$('#message_box').append("<div class=\"system_msg\">" + umsg + "</div>");
}
$('#message').val('');
};
websocket.onerror = function (ev) {
$('#message_box').append("<div class=\"system_error\">Um erro ocorreu - " + ev.data + "</div>");
};
websocket.onclose = function (ev) {
$('#message_box').append("<div class=\"system_msg\">Conexão finalizada</div>");
};
});
</script>
<div class="chat_wrapper">
<div class="message_box" id="message_box"></div>
<div class="panel">
<input type="text" name="name" id="name" placeholder="Your Name" maxlength="10" style="width:20%" />
<input type="text" name="toname" id="toname" placeholder="To Name" maxlength="10" style="width:20%" />
<input type="text" name="message" id="message" placeholder="Message" maxlength="80" style="width:40%" />
<button id="send-btn">Send</button>
</div>
</div>
</body>
</html>
This example does not consider a client connection limit, which is necessary to have a control, because for each client, the processing is required by the server.
To display the user list online, simply create a command that will be sent from time to time to the server, which will return the variable $usersList
.